Menu
Mundo

Ex-presidente equatoriano forma "gabinete" para fiscalizar Governo

Arquivo Geral

16/08/2009 0h00


O líder opositor equatoriano e ex-presidente, Lúcio Gutiérrez, criou hoje um grupo de trabalho, ao qual denominou “gabinete” ministerial, com membros de seu partido e que se propõe ser um “contrapeso” ao Governo do presidente Rafael Correa.

Após uma reunião em Guayaquil de seu grupo político, o Partido Sociedade Patriótica (PSP), Gutiérrez anunciou em entrevista coletiva que seu plano é formar uma equipe de colaboradores que, a par de vigiar o Executivo, permita a seus integrantes conhecer a forma o Estado como funciona.

Gutiérrez, que governou o Equador entre janeiro de 2003 e abril de 2005, quando foi derrubado do poder, pretende chegar novamente à Presidência através das urnas, para recuperar o que, segundo ele, seus inimigos políticos tiraram dele.

No entanto, o ex-presidente, no último pleito presidencial de abril passado, foi derrotado com ampla vantagem por Correa, que conseguiu a reeleição.

Gutiérrez figura como a cabeça mais visível da oposição a Correa, com quem manteve frequentes confrontos verbais.

A ideia de formar um gabinete tem como objetivo, disse o líder opositor, transformar esse coletivo em “um permanente observador das atuações deste Governo, em cada um de seus ministérios”.

“Este gabinete realizará uma auditoria, uma fiscalização permanente, mas construtiva, das atuações” da administração de Correa, acrescentou Gutiérrez.

Além disso, disse que os membros de seu “gabinete” trabalharão cotidianamente na apresentação de “alternativas de solução aos graves problemas do país”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado