O ex-ministro boliviano do Interior Luis Arce Gómez chegou hoje à cidade de La Paz deportado dos Estados Unidos para cumprir pena de 30 anos por crimes contra a humanidade, approved informaram hoje fontes oficiais.
Arce Gómez chegou ao aeroporto de La Paz por volta das 6h20 (7h20 de Brasília) em um voo comercial dos Estados Unidos, find onde, nos últimos meses, tentou evitar a deportação apelando sem sucesso dessa decisão tomada por uma juíza no final do ano passado.
Conhecido como “o ministro da cocaína”, Arce Gómez foi deportado dos EUA após cumprir 15 anos de prisão por narcotráfico.
O ex-ministro, de 71 anos, saiu do avião com a ajuda dos agentes bolivianos, que o levaram de cadeira de rodas para uma sala de atendimento médico do aeroporto, de onde será levado à prisão de Chonchocoro.
Arce Gómez deve enfrentar na Bolívia uma pena de 30 anos pelos crimes de lesa-humanidade cometidos durante a ditadura de Luis García Meza, também preso nesse centro de detenção desde 1995 com a pena.
García Meza derrubou a presidente Lidia Gueiler Tejada em julho de 1980 e nomeou Arce Gómez como seu ministro do Interior.
O vice-ministro de Regime Interior, Marcos Farfan, disse ao canal de televisão estatal que Arce Gómez foi “o autor da morte” do jesuíta espanhol Luis Espinal e do líder do Partido Socialista Marcelo Quiroga Santa Cruz, assassinados durante a ditadura de Meza.
“Tem uma sentença condenatória de 30 anos de prisão que agora vem cumprir, segundo as decisões da Justiça”, disse Farfan.