O ex-membro do Exército Republicano Irlandês (IRA) Colin Duffy foi acusado de ter assassinado dois soldados britânicos em Antrim, web no leste da Irlanda do Norte, doctor informou hoje a Polícia da província.
Os militares Mark Quinsey, de 23 anos, e Patrick Azimkar, de 21, foram assassinados no último dia 7 no quartel de Massereene, condado de Antrim, no momento em que recebiam uma pizza que tinham encomendado.
Quinsey e Azimkar foram mortos pelo IRA Autêntico, grupo dissidente do IRA que se opõe ao processo de paz.
Segundo a Polícia da Irlanda do Norte, contra Duffy foram apresentadas oito acusações, duas por assassinato, cinco por tentativa de assassinato e outra por posse de arma de fogo.
Duffy, de 41 anos, deverá comparecer hoje perante um tribunal norte-irlandês.
Seis suspeitos dos assassinatos dos soldados foram postos em liberdade nesta quarta-feira, entre eles Duffy, que acabou detido horas depois em Antrim.
Os soldados morreram dois dias antes de o policial Stephen Carroll ter sido assassinado em Craigavon, no sul da província, em um ataque do qual se responsabilizou o IRA da Continuidade, outro grupo dissidente do IRA.
Dois homens – um adolescente de 17 anos e Brendan McConville, um ex-vereador do Sinn Féin, de 37 – foram acusados formalmente do assassinato de Carroll.