Menu
Mundo

EUA vão cooperar com Índia na inovação de tecnologias, semicondutores e IA, diz Biden

Segundo os líderes, os Estados Unidos devem expandir investimentos para aprimorar o comércio bilateral com a Índia

Redação Jornal de Brasília

22/06/2023 16h50

Foto: Banco de imagem

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou que o país deve expandir sua cooperação com a Índia na inovação de tecnologias, suprimentos de semicondutores e produção de inteligência artificial (IA). A declaração aconteceu nesta quinta-feira, 22, em pronunciamento conjunto com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Segundo os líderes, os Estados Unidos devem expandir investimentos para aprimorar o comércio bilateral com a Índia.

O premiê indiano revelou que, durante reuniões e encontros nos EUA, fechou acordos de investimentos de infraestrutura com as empresas Google, General Eletric e Micron, esta última recentemente sancionada pelo governo da China.

“Decidimos que vamos criar uma cadeia de oferta bilateral segura e confiável”, afirmou Modi. “Os EUA são o nosso maior parceiro comercial e hoje marcamos um novo começo.”

Biden e Modi também comentaram sobre a intenção de ampliar esforços conjuntos em iniciativas para combater a crise climática e em fortalecer a defesa militar bilateral. Com relação à transição verde, Biden destacou que os EUA têm ampliado investimento para ajudar países em desenvolvimento a crescer sem aumentar as emissões de carbono, citando como exemplo os recursos destinados para o Fundo Amazônia, no Brasil

Comentando sobre a guerra na Ucrânia, Modi afirmou que a Índia está disposta a “fazer de tudo para garantir a paz” no país e no mundo.

Questionados sobre a resistência do partido de Biden em apoiar a parceria com a Índia diante de violações de direitos humanos pelo governo Modi, ambos os líderes reforçaram que os países “compartilham os mesmos valores democráticos”.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado