O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, divulgou um plano em três etapas para a Venezuela após a remoção do presidente Nicolás Maduro do poder, ocorrida em 3 de janeiro. O anúncio foi feito pelo governo de Donald Trump, visando restaurar a estabilidade no país sul-americano.
A primeira fase, de estabilização, foca em evitar o caos imediato. Segundo Rubio, os EUA assumirão o controle de cerca de 30 a 50 milhões de barris de petróleo venezuelano, bloqueados por sanções americanas. Esses recursos serão vendidos no mercado internacional pelo preço justo, sem os descontos anteriormente aplicados pela Venezuela. O dinheiro obtido será gerenciado pelos Estados Unidos para garantir que beneficie exclusivamente o povo venezuelano, impedindo desvios para corrupção ou remanescentes do regime de Maduro.
Na segunda etapa, de recuperação econômica, o plano busca abrir o mercado venezuelano de forma equitativa para os EUA, o Ocidente e empresas internacionais. Essa fase também promoverá a reconciliação nacional, incluindo anistia para opositores de Maduro, libertação de prisioneiros políticos contrários ao chavismo e a reconstrução da sociedade civil.
A terceira e final fase envolve a transição política, que, conforme Rubio, dependerá integralmente da vontade do povo venezuelano. O objetivo é que, ao término do processo, a transformação do país seja liderada pelos próprios cidadãos.