Menu
Mundo

EUA retira quase todos os soldados que mantinha na Ucrânia

O secretário americano da Defesa, Lloyd Austin, decidiu transferir 160 soldados da Guarda Nacional da Flórida

Redação Jornal de Brasília

12/02/2022 12h38

Foto: Reprodução/Ministério da Defesa da Ucrânia

Os Estados Unidos ordenaram a retirada de quase todos os soldados que mantinham estacionados na Ucrânia para “reposicioná-los para outros lugares da Europa”, anunciou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, neste sábado (12).

O secretário americano da Defesa, Lloyd Austin, decidiu transferir 160 soldados da Guarda Nacional da Flórida “que assessoravam e treinavam as forças ucranianas”, disse o comunicado, no momento em que Washington fala da possibilidade iminente de uma invasão russa da Ucrânia.

“Este reposicionamento não constitui uma mudança em nossa determinação de apoiar as forças ucranianas, mas dará flexibilidade para tranquilizar nossos aliados e evitar qualquer agressão”, acrescentou Kirby.

Desde 2015, os reservistas da Guarda Nacional dos Estados Unidos se revezam para treinar o Exército ucraniano junto com os soldados de outros países da OTAN, principalmente canadenses e alemães.

No início deste sábado, a embaixada dos EUA em Kiev ordenou a saída de seu pessoal não essencial. Vários países europeus recomendaram a seus cidadãos que deixem a Ucrânia.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado