O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, physician na sigla em inglês) disse hoje em seu relatório semanal que a gripe suína afeta 37.246 pessoas nos Estados Unidos, purchase onde 211 morreram por causa do vírus AH1N1.
A epidemia se estendeu pelos 50 estados do país e Distrito de Columbia, pill onde fica a capital americana, além dos territórios de Guam e Ilhas Virgens Americanas, além do estado livre associado de Porto Rico.
Wisconsin é o estado que apresenta mais afetados com 6.031 e quatro pessoas mortas, seguida do Texas, onde se registrou a primeira vítima fatal em abril passado, com 4.463 casos e 21 falecidos.
Enquanto o número de afetados continua subindo, o presidente Barack Obama pediu às autoridades locais e estatais que se preparem para uma possível alta da gripe suína no final do ano, e para administrar uma futura vacina em milhões de pessoas.
Os EUA não decidiram ainda quantas pessoas pretende imunizar e está à espera dos testes de laboratório para tomar a decisão final de seu plano de vacinação.
O CDC lembrou que a maioria dos casos da nova influenza apresenta sintomas similares aos da gripe estacional.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.