Menu
Mundo

EUA podem aumentar reforço de tropas para o Afeganistão

Arquivo Geral

03/12/2009 0h00

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje no Senado que o reforço das tropas do país no Afeganistão pode ser 10% superior ao anunciado pelo presidente americano, Barack Obama, na terça-feira passada.

Gates esteve hoje no Senado americano para explicar os planos militares para o Afeganistão e disse que pediu “certa flexibilidade” a Obama no momento de decidir o número de militares a serem enviados porque “não podemos prever todas as necessidades”.

O secretário citou a possibilidade de precisar de mais “médicos, pessoal de inteligência, de reconhecimento do terreno e de vigilância, assim como pessoal antiexplosivos, de limpeza de estradas, engenheiros, e de todos aqueles relacionados com a proteção das vidas” dos soldados.

Isto aumentaria “potencialmente” o número de tropas em 10%, até 33 mil militares, disse.

Na terça-feira passada, em discurso transmitido pela televisão americana, Obama anunciou sua nova estratégia para o conflito no Afeganistão, que já dura oito anos.

Segundo o presidente, a nova estratégia prevê o envio de mais 30 mil soldados em seis meses e o começo da retirada das tropas para 2011.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado