Menu
Mundo

EUA: NAR e grandes corretoras de imóveis são consideradas culpadas em processo antitruste

Trata-se do primeiro de dois processos antitruste que argumentam que as práticas ilegais da indústria deixaram os consumidores incapazes

Redação Jornal de Brasília

01/11/2023 19h29

Foto: Reprodução

A Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR) dos EUA e grandes corretoras foram consideradas culpadas por um júri na Justiça e condenadas a pagar US$ 1,8 bilhão em danos, depois de serem acusadas de conspirar para manter comissões pelas vendas de casas em preços artificialmente altos.

O veredicto pode alterar regras de décadas do setor imobiliário, que ajudaram a fixar as taxas de comissão que permitiram aos agentes imobiliários cobrar somas cada vez maiores em transações. Trata-se do primeiro de dois processos antitruste que argumentam que as práticas ilegais da indústria deixaram os consumidores incapazes de reduzir os seus custos.

Durante vários anos, a NAR tem se defendido das acusações de autoridades antitruste e de litigantes privados dos EUA de que conspirou para manter elevados os custos de venda de casas apesar de mudanças tecnológicas que barateariam os custos. A decisão de terça-feira é o maior revés do grupo até agora.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado