Os Estados Unidos não têm informações fidedignas sobre o paradeiro de Osama bin Laden “há anos”, segundo o secretário de Defesa americano, Robert Gates.
“Não sabemos onde Osama bin Laden está. Se soubéssemos, teríamos capturado-o”, admitiu Gates ao ser perguntado a respeito em um entrevista ontem à noite à rede de TV “ABC”.
Questionado sobre quando foi a última vez que os EUA tiveram uma pista confiável sobre o paradeiro do líder da Al Qaeda, o secretário de Defesa respondeu: “Acho que se passaram anos”.
Gates disse ainda que não podia confirmar as informações sobre um talibã detido no Paquistão que, na semana passada, afirmou que Bin Laden estava no Afeganistão no começo do ano.
A emissora britânica “BBC” informou dias atrás que um rebelde detido em Islamabad havia revelado que o mentor dos ataques de 11de setembro de 2001 estava no Afeganistão em janeiro ou fevereiro deste ano.
Por sua vez, o primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, disse na semana passada, em Londres, que o serviço de inteligência do seu país não tinha informações sobre Bin Laden. Porém, afirmou que Bin Laden não está escondido em território paquistanês.
“Não acho que Osama bin Laden esteja no Paquistão”, declarou.