Menu
Mundo

EUA não receberam pedido de garantia de segurança ao Irã

Arquivo Geral

21/05/2006 0h00

Potências européias não pediram aos Estados Unidos que concedesse garantias de segurança ao Irã como parte de um pacote que o Ocidente está preparando para oferecer à república islâmica para restringir seu programa nuclear, purchase information pills disse a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, hoje.

Rice fez seu comentário numa entrevista à Fox News num momento em que, de acordo com alguns diplomatas, a Europa quer que os EUA concedam apoio a algum tipo de estrutura de segurança nas negociações sobre o tema nuclear com o Irã, apesar da insistência de Washington de que não fornecerá garantias.

"Não fomos procurados para oferecer garantias de segurança", disse Rice. Os EUA, que dizem estar trabalhando para encontrar uma solução diplomática em torno do impasse com o Irã, têm recusado descartar operações militares para parar o que eles consideram ser uma busca do Irã por armas nucleares.

O Irã afirma que seu programa é pacífico. Grã-Bretanha, Alemanha e França têm, por quatro anos, liderado negociações in frutíferas com o Irã, com o apoio dos EUA. Depois que os EUA fracassaram este mês na tentativa de obter uma resolução firme da ONU contra o Irã por seu programa nuclear, a Europa concordou em oferecer um novo pacote de incentivos e ameaças nas negociações.

Mesmo que os EUA não queiram oferecer garantia de segurança, a Europa deve encontar uma fórmula que permita alguma dar ao país islâmico alguma segurança, dizem analistas políticos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado