Menu
Mundo

EUA não acreditam que Maliki possa resolver a atual crise no Iraque

Arquivo Geral

23/08/2007 0h00

O governo dos Estados Unidos não acredita que o primeiro-ministro iraquiano, drug Nouri al-Maliki, medicine possa superar as diferenças sectárias que existem no Iraque e cumprir os prazos estabelecidos para a unificação do país, information pills de acordo com um relatório publicado hoje no “The New York Times”.

Segundo o jornal, o governo Bush divulgará hoje uma avaliação feita pelos serviços de inteligência americanos sobre a evolução dos esforços para obter uma solução política no Iraque.

“A Administração divulgará partes de um novo relatório elaborado pelas agências de inteligência dos EUA que questionam a capacidade do governo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki de conseguir superar as diferenças sectárias”, afirma o jornal.

O “New York Times”, que cita como fonte “funcionários do Governo que viram o relatório”, indica que o documento “dá um panorama obscuro das possibilidades de Maliki conseguir cumprir as datas estabelecidas para promover a união no Iraque”.

O relatório faz parte dos documentos prévios que constarão do documento sobre o Iraque que o governo de George W. Bush tornará público em meados de setembro.

O chefe das tropas americanas no país, general David Petraeus, e o embaixador em Bagdá, Ryan Crocker, informarão sobre o impacto da incorporação, este ano, de 30 mil soldados aos 135 mil que já estavam no Iraque.

Segundo o jornal, um funcionário do Congresso que conhece o conteúdo do relatório dos serviços de inteligência afirmou que o documento “indica que houve pouco progresso político até agora”.


“O novo relatório conclui que os militares americanos tiveram sucesso em meses recentes em controlar a violência sectária no país”, acrescentou a publicação.


Segundo o “New York Times”, um funcionário comentou que o relatório “não toma uma posição sobre possíveis políticas, mas deixa uma sensação de que o que estivemos fazendo não funcionou, mas também não podemos ir porque tudo piorará”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado