A mesma fonte não confirmou, no entanto, se o presidente americano, Barack Obama, estará na capital dinamarquesa.
O funcionário disse hoje que o Governo de Obama levará uma proposta à cúpula apesar de o Congresso americano não ter sido capaz de avançar em uma lei contra a mudança climática.
“O presidente disse várias vezes que, se as negociações avançarem o suficiente para que sua presença em Copenhague dê o empurrão final, estará disposto a ir”, relatou a fonte.
O Executivo da Dinamarca informou ontem que 65 chefes de Estado ou de Governo estarão na conferência da ONU em dezembro, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dentro do programa de estímulo econômico aprovado pelo Congresso americano e sancionado por Obama em fevereiro, Washington investiu mais de US$ 80 bilhões em projetos de energia limpa.
Além disso, o Governo americano anunciou que os veículos deverão rodar 35,5 milhas por galão (6,6 litros por 100 quilômetros).
A fonte acrescentou que o Departamento de Energia americano concede US$ 2,3 bilhões em créditos tributários para os projetos industriais que empreguem tecnologias avançadas, menos poluentes e mais eficientes no uso de energia.
“Vamos para Copenhague com uma posição muito sólida. Vamos com dez meses de liderança sem precedentes nestas matérias. Se compararem nossos dez meses com os oito mandatos anteriores, é um esforço muito impressionante”, afirmou o funcionário.
Obama estará em Oslo no próximo dia 10 para receber o Prêmio Nobel da Paz. A fonte disse que a decisão sobre a viagem do presidente americano à Copenhague para a conferência da ONU será anunciada nos próximos dias.