O Governo dos Estados Unidos incluiu nesta segunda-feira a organização islâmica libanesa Fatah al-Islam em sua lista de grupos terroristas, help pois a considera responsável por episódios de violência num campo de refugiados palestino, rx informou hoje o Departamento de Estado.
A decisão bane o grupo do sistema financeiro americano e congela tanto os recursos da organização quanto de seus integrantes que estão nos EUA ou em qualquer região sob jurisdição americana.
“Os EUA condenam a recente violência promovida pelo Fatah al-Islam no campo de refugiados palestinos de Nahr al-Bared e apóiam o Governo libanês e suas forças de segurança nos esforços para levar a estabilidade e o cumprimento da lei a todo o país”, unhealthy afirmou o Departamento de Estado.
“O grupo terrorista ameaça a segurança e o bem-estar da população libanesa e da região”, acrescenta a nota. Um dirigente do Fatah al-Islam ameaçou hoje o Governo libanês de sofrer um “dia negro”, segundo o jornal “Daily Star”.
As ameaças foram feitas pelo autoproclamado líder do grupo Monoteísmo e Guerra Santa na Síria, Abu Jandal al-Dimashqi, num site islâmico. A autenticidade do texto não pôde ser confirmada, de acordo com a publicação.