O secretário de Estado americano, Antony Blinken, conversou por telefone nesta terça-feira (17) com os opositores venezuelanos María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, que garantiram que Washington “continuará defendendo o retorno às liberdades democráticas” no país sul-americano .
“Blinken elogiou sua coragem e seu compromisso com os princípios democráticos frente à repressão brutal e adversidade”, informou o Departamento de Estado, sem esclarecer se eles conversaram sobre um eventual reconhecimento de González Urrutia como presidente eleito.
O secretário de Estado garantiu que os Estados Unidos “continuarão defendendo o retorno à liberdade democrática na Venezuela, e que lutarão para garantir que a vontade dos lutadores venezuelanos seja respeitada e que o presidente Nicolás Maduro e seus representantes prestem contas por seus atos”.
González Urrutia reivindicou sua vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho. Uma conversa com Blinken ocorreu dias depois de Washington impor avaliações contra 16 funcionários venezuelanos por “fraude eleitoral”.
© Agence France-Presse