Menu
Mundo

EUA e Japão concordam na necessidade de desnuclearizar Coreia do Norte

Arquivo Geral

01/06/2009 0h00

Uma delegação do Governo dos Estados Unidos liderada pelo subsecretário de Estado, ambulance James Steinberg, adiposity concordou hoje, em Tóquio, com as autoridades japonesas na “absoluta necessidade de desnuclearizar a Coreia do Norte”, informou a agência local “Kyodo”.

Além disso, os dois países decidiram dar uma resposta firme no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) ao teste nuclear norte-coreano e tomar ações efetivas comuns para responder à prova realizada em 25 de maio.

Steinberg e outros altos funcionários da Casa Branca se reuniram hoje com membros do Ministério de Exteriores japonês para coordenar uma resposta conjunta ao desenvolvimento armamentista norte-coreano.

A delegação, que inclui o enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, se reunirá amanhã com o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, para discutir a crise na região após o segundo teste nuclear norte-coreano.

As duas partes se comprometeram a buscar, junto com seus outros parceiros nas conversas multilaterais para o desarmamento da Coreia do Norte (que inclui também, além dos três países citados, Coreia do Sul, China e Rússia), uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU que inclua mais sanções.

Steinberg concordou com o vice-ministro de Exteriores japonês, Mitoji Yabunaka, em que as novas medidas devem “deter os atos norte-coreanos, altamente desestabilizadores”, segundo a “Kyodo”.

Yabunaka reconheceu que as negociações a seis lados precisam de “um novo enfoque”, depois de a Coreia do Norte não ter cumprido os compromissos das conversas.

A delegação americana se encontra em Tóquio em sua primeira parada de uma viagem asiática que levará os membros do grupo a Seul, Pequim e Moscou.

A viagem dos diplomatas dos Estados Unidos na região coincide com o maior momento de tensão entre a Coreia do Norte e os aliados da Coreia do Sul na zona, após, há uma semana, realizar um teste nuclear e se desvincular do armistício que colocou fim à Guerra da Coreia (1950-1953).

Além disso, relatórios da Inteligência sul-coreana indicam que o regime norte-coreano está transferindo um míssil de longo alcance, do tipo Taepodong-2, à base de Dongchang-ri para preparar seu lançamento.

Os representantes do Japão e dos Estados Unidos também falaram de cooperação em outros assuntos internacionais como Irã, Afeganistão e Paquistão, na qual mostraram sua postura comum, assim como em suas relações com China ou Mianmar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado