Menu
Mundo

EUA e Equador descartam instalar uma base militar em Galápagos

Após críticas internas e de ambientalistas, o presidente Daniel Noboa recuou da proposta e confirmou que o tema será decidido em referendo nacional em 16 de novembro

Redação Jornal de Brasília

31/10/2025 12h50

Foto: Pablo Cozzaglio / AFP

Foto: Pablo Cozzaglio / AFP

Washington e Quito descartaram a possibilidade de instalar uma base militar dos Estados Unidos nas ilhas equatorianas de Galápagos como parte de uma ofensiva contra o tráfico de drogas no Pacífico, afirmou o presidente equatoriano, Daniel Noboa, nesta sexta-feira (31).

“Baltra está descartado”, disse o presidente, um dos principais aliados do governo Trump na região, referindo-se a uma pequena ilha do arquipélago.

Noboa recuou em sua recente proposta de instalar uma base estrangeira na ilha em meio a fortes críticas de opositores e ambientalistas sobre o potencial impacto destrutivo que isso poderia ter sobre a excepcional flora e fauna do arquipélago.

Por iniciativa de Noboa, os equatorianos decidirão em um referendo no dia 16 de novembro se permitirão ou não a presença de bases militares estrangeiras no país, o que é proibido pela Constituição desde 2008.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado