Menu
Mundo

EUA e Bolívia voltam a discutir relação diplomática em junho

Arquivo Geral

24/05/2009 0h00


Representantes dos Governos dos Estados Unidos e da Bolívia se reunirão em junho, visit this site em Washington, sale para avançarem num novo “convênio marco de respeito mútuo”, symptoms que regerá as relações entre ambos os países, informou hoje o embaixador boliviano na ONU, Pablo Solón, em declarações à rádio estatal.

Solón disse que as comissões técnicas de ambos os países, que na semana passada estabeleceram as bases de uma agenda comum em La Paz, voltarão a se reunir no próximo mês para rever esse documento e ver até onde as partem conseguem chegar.

Na quinta-feira, os Governos de Bolívia e EUA fixaram as bases de um diálogo para melhorar a relação bilateral, estremecida desde a expulsão de seus respectivos embaixadores em setembro do ano passado.

Solón reconheceu que o acordo está bem encaminhado, uma vez que “os sinais políticos” já foram determinados. Porém, o diplomata não soube dizer se a agenda bilateral de dez pontos será esgotada na próxima reunião ou se um terceiro encontro será necessário.

“Estamos nas vírgulas e pontos que têm que ser modelados num acordo vinculativo”, acrescentou.

O representante diplomático lembrou que estes trabalhos conjuntos foram definidos na Cúpula das Américas, realizada em abril, em Trinidad e Tobago, e na reunião entre o chanceler boliviano, David Choquehuanca, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

“O objetivo é que quando os dois chanceleres voltem a se encontrar todo o trabalho esteja realizado”, acrescentou Solón.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado