Menu
Mundo

EUA dizem que ONU é essencial na sua nova política externa

Arquivo Geral

12/08/2009 0h00

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, qualificou hoje de “essencial” o papel das Nações Unidas na política externa do presidente americano, Barack Obama.

Em uma conferência na Universidade de Nova York (NYU, em inglês), Rice falou sobre os princípios que guiarão as ações de seu país e disse que a colaboração com a ONU é “vital para conseguir um mundo mais seguro e melhor”.

“A ONU é essencial em nossos esforços para impulsionar atuações coordenadas que façam dos EUA um lugar mais seguro e protegido”, afirmou.

Rice também lamentou que seu país tenha pago “um preço muito alto por rejeitar as Nações Unidas e desdenhar” de seus membros.

Fontes diplomáticas disseram à Agência Efe que o discurso teve o objetivo de preparar terreno para a visita de Obama à ONU no final de setembro.

A embaixadora americana também citou a ameaça terrorista, a proliferação nuclear, a crise financeira e a guerra no Afeganistão como “perigos transnacionais, que cruzam as fronteiras com a liberdade do vento e, por definição, não podem ser abordadas por um único país”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado