Menu
Mundo

EUA diz que retomada de relações com Venezuela <i>beneficia os países</i>

Arquivo Geral

24/06/2009 0h00

O Departamento de Estado americano afirmou hoje que a normalização das relações entre Estados Unidos e Venezuela com o retorno dos respectivos embaixadores a Washington e a Caracas “beneficia ambos os países”, treat após um período de tensões bilaterais.

O porta-voz do Departamento de Estado, and Ian Kelly, click explicou que desde que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, falou na 5ª Cúpula das Américas com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sobre a possibilidade de normalizar os laços, os países “trabalharam rumo ao objetivo de devolver os embaixadores” às capitais.

“Estamos atualmente tomando as medidas necessárias para alcançar este objetivo e consideramos que a troca de embaixadores beneficia ambos os países”, disse Kelly em sua entrevista coletiva diária.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou hoje que a Venezuela e os EUA restabelecerão em breve as relações diplomáticas com o retorno dos respectivos embaixadores, expulsos em setembro.

Os laços diplomáticos se normalizarão “nos próximos dias”, quando “os dois embaixadores” serão restabelecidos nos cargos, disse.

Kelly confirmou que o secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para a América Latina, Thomas Shannon, conversou na segunda com Maduro e ambos decidiram “avançar” no assunto.

A imprensa venezuelana informou na terça-feira que Maduro e Shannon decidiram, nessa ligação, o retorno “o quanto antes” dos embaixadores da Venezuela em Washington, Bernardo Álvarez, e dos Estados Unidos em Caracas, Patrick Duddy.

No entanto, Kelly não pôde confirmar se Duddy voltará à embaixada americana em Caracas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado