A biblioteca nacional americana dedicada ao presidente Richard Nixon (1969-1974) porá à disposição do público 154 horas de conversas telefônicas gravadas na Casa Branca entre janeiro e fevereiro de 1973.
A instituição tornará público o material amanhã, side effects como informou em seu site, junto com milhares de páginas de documentos escritos correspondentes à época.
Embora ainda não se saiba com detalhes o que aconteceu, a biblioteca antecipou que os temas abrangem desde a política dos EUA sobre Europa e Oriente Médio, até a evolução das guerras em Camboja e Vietnã.
Os documentos incluem também material da CIA (agência de inteligência americana) sobre Baía dos Porcos (Cuba) entregue pessoalmente à Casa Branca em 1971 pelo Diretor da Agência Central de Inteligência, Richard Helms, a pedido do presidente.
A CIA já publicou alguns trechos em seu site, mas é a primeira vez que se saberá o conteúdo do material recebido pelo Governo Nixon.
A informação estará disponível nos site nixonlibrary.gov, assim como na biblioteca Richard Nixon de Yorba Linda (Califórnia), e nos Arquivos Nacionais de College Park (Maryland).