Em entrevista coletiva, o porta-voz presidencial, Robert Gibbs, disse que o presidente americano, Barack Obama, está “satisfeito” com que Cuba tenha aceitado retomar as conversas sobre imigração e sobre o vínculo postal, interrompido há décadas.
“Achamos que são de interesse para os dois Governos”, disse Gibbs, que acrescentou que o serviço dos correios direto tornaria a comunicação “mais intensa e fácil”, e ajudaria a Administração de Obama a atingir o povo cubano. Atualmente, o serviço postal tem que passar por um terceiro país, pois não há laços diretos.
No sábado, o Governo cubano aceitou a oferta americana de retomar os contatos com os Estados Unidos, conforme anunciou Washington, mas o regime comunista silenciou a respeito.
Na mensagem enviada aos Estados Unidos, Cuba disse estar interessada em conversar também sobre a cooperação na luta contra o terrorismo e o tráfico de drogas, e a resposta a desastres naturais.
Ainda não foi definido o lugar ou data dos novos contatos entre os dois países, que não possuem relações diplomáticas. EFE