O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que dará 420 mil doses de tratamento contra a gripe suína para utilização em países da América Latina e do Caribe, buy more about anunciou hoje a secretária de Saúde americana, viagra sale Katheleen Sebelius.
“Os Estados Unidos seguem comprometidos em respaldar e melhorar a situação de saúde na região”, disse a secretária americana, na inauguração da cúpula ministerial que começou hoje em Cancún, no litoral mexicano do Caribe.
Sebelius disse que a doação americana será canalizada através da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), representada na reunião de hoje pela diretora, a argentina Mirta Roses.
A alta funcionária disse que seu país está comprometido “não só perante a emergência”, mas deseja “uma cooperação a longo prazo” com os outros países da região.
Afirmou que o encontro que começou hoje, que servirá para compartilhar experiências entre países afetados em diferentes graus, é uma “grande oportunidade” para conhecer as lições aprendidas e aplicá-las no futuro.
A ministra americana agradeceu ao México “sua resposta rápida e agressiva” diante da crise sanitária, que deixou mais de 300 mortos no mundo todo até agora.
A reunião em Cancún conta com a presença de 43 países, dos quais 15 (Bélgica, Belize, Canadá, China, Costa Rica, Egito, EUA, Espanha, Índia, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, República Tcheca, Suécia e Suíça), além da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), enviaram seus ministros.
A pandemia de gripe se estendeu até o momento por 120 países e deixou 332 mortes e 77.201 casos de contágio, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os Estados Unidos registraram o maior número de mortos (127) e mais casos de contagiados vivos (27.590), seguido pelo México, com 119 mortes e 8.909 contagiados vivos, de uma doença para a qual ainda não existe vacina.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.