O Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos apresentou nesta segunda-feira dois novos esboços do memorial em homenagem às vítimas que morreram em Shanksville, na Pensilvânia, nos atentados da Al Qaeda em 11 de setembro de 2001.
Assinados pelo escritório de arquitetos Paul Murdoch, um dos projetos inclui o local onde colocariam os nomes dos 40 passageiros e membros da tripulação do voo 93 de United Airlines, um dos quatro aviões sequestrados por terroristas.
O outro desenho mostra detalhes sobre a entrada do memorial onde familiares e visitantes poderão homenagear as vítimas, monumento para o qual já se arrecadaram quase US$ 50 milhões entre fundos públicos e privados.
O voo 93 se chocou em 11 de setembro em Shanksville depois que seus próprios passageiros, alertados pelo ocorrido nos outros aviões sequestrados, conseguiram render os três terroristas que tinham dominado o controle do Boeing 757.
A primeira fase do memorial já começou a ser construído nos arredores de Shanksville e se espera que esteja pronta para o próximo dia 10 de setembro, um dia antes do 10º aniversário dos atentados.
Nos esboços se podem ver duas paredes de mármore brancas como porta de acesso ao memorial de onde poderá avistar o região onde o avião da United se chocou, apesar que só os familiares terão acesso direto ao local exato do acidente.
Enquanto se concluem as obras, é possível visitar um monumento comemorativo temporário situado no topo de uma colina, construído por funcionários e voluntários da região meses depois dos atentados.
A investigação oficial sobre os atentados concluiu que o avião da United que se chocou em 11 de setembro de 2001 na Pensilvânia estava em direção ao edifício do Congresso e à Casa Branca, em Washington.