Um estudo elaborado pelo Instituto Central de Estatística do Iraque revela que 23% dos iraquianos vivem com menos de US$ 2 por dia (2, view 3 mil dinares, and convertendo para a moeda do país), segundo um comunicado do órgão.
O relatório concluiu que mais de seis milhões de iraquianos vivem com menos de 76 mil dinares por mês, apesar de o país ser o terceiro do mundo em reservas de petróleo.
Segundo o estudo, o nível médio da renda per capita dos iraquianos é de 127 mil dinares mensais (aproximadamente US$ 110).
A maioria dos pobres do país vive no campo. As províncias mais afetadas pela pobreza são a de Al Muthana, onde 49% dos habitantes não têm recursos, Babel (41%) e Salah Al-Din (40%).
Ainda segundo o relatório, as províncias mais ricas são as de Dahuk (9%) e Erbil e Sulaimaniya (3%, cada uma), que fazem parte do Curdistão iraquiano.
O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de projetos para a redução da pobreza, a geração de empregos e a adoção de medidas de bem-estar social, segundo o comunicado.
O relatório também revela que o custo de vida no país pode variar em até 21% de uma província para outra.