Estudantes islâmicos atacaram nesta terça-feira (29) pela terceira vez a embaixada do Reino Unido em Teerã, capital do Irã, apesar das tentativas da polícia de mantê-los fora do local, informou a agência “Fars”.
Segundo a “Fars”, os estudantes mantiveram retidos durante a tarde seis funcionários da embaixada britânica não identificados, que foram libertados pela polícia e entregues a um representante do Reino Unido depois das 19h local (13h30 de Brasília).
O Ministério de Relações Exteriores do Irã, de acordo com a agência local “Mehr”, manifestou em comunicado que lamenta “o comportamento inaceitável de alguns manifestantes” nas instalações diplomáticas britânicas.
A nota afirmou que os fatos aconteceram “apesar dos esforços da Polícia (para evitá-los) e o reforço das medidas de proteção da Embaixada (do Reino Unido)” e pede que sejam adotadas “as medidas necessárias para acabar com o problema de forma urgente”.
O documento ressaltou o respeito do Ministério de Relações Exteriores do Irã pela legislação internacional e pela imunidade do pessoal e dos recintos diplomáticos.
A agência oficial “Irna” informou que, por volta das 19h30 local, membros da Polícia e estudantes negociavam dentro do jardim da embaixada a desocupação da sede diplomática, onde permanece um grupo de ocupantes.
Os ocupantes, acrescentou a agência, asseguraram que só sairão do local por ordem do líder supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei.
Estes mesmos estudantes disseram à agência que tiraram “documentação muito importante” da embaixada do Reino Unido e que a transferiram para um “lugar seguro”.
A “Mehr” declarou que a Polícia utilizou gás lacrimogêneo e outros materiais antidistúrbios contra os manifestantes concentrados na zona da residência do embaixador e da embaixada britânicas.
A Polícia, segundo essa mesma agência, mantém detidos os manifestantes capturados nas duas instalações diplomáticas britânicas, onde a “Fars” informou que ficaram feridas dezenas de pessoas.