Menu
Mundo

Estados Unidos reforçam segurança na fronteira com o México

Arquivo Geral

19/07/2010 18h51

Os Estados Unidos vão reforçar o policiamento na fronteira com o México para conter o contrabando de armas e drogas e coibir a imigração ilegal. O anúncio foi feito hoje (19) pelos Departamentos de Segurança Doméstica e Defesa. A partir de 1º de agosto serão enviados 1.200 homens para os estados fronteiriços da Califórnia, do Arizona, Novo México e Texas.

De acordo com o Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos, o presidente norte-americano, Barack Obama, solicitou a liberação de US$ 600 milhões em fundos suplementares para a proteção das fronteiras.

A iniciativa ocorre no momento em que aumenta a tensão no México em decorrência das ações dos cartéis do narcotráfico. Na última sexta-feira (16), um carro-bomba explodiu e matou quatro pessoas. De acordo com o procurador–geral do México, Arturo Chávez, mais de 7 mil pessoas já morreram devido à violência relacionada ao tráfico de drogas em 2010.

“Em um ano e meio o governo seguiu uma nova estratégia de segurança das fronteiras com um senso de urgência sem precedentes, fazendo investimentos históricos em pessoal, tecnologia e infraestrutura”, afirmou a secretária do Departamento de Segurança Doméstica, Janet Napolitano.

Segundo a secretária, “as tropas vão prestar apoio direto aos agentes policiais federais e os que trabalham em áreas de alto risco”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado