Menu
Mundo

Estados Unidos e China realizarão diálogo de alto nível em Paris

Secretário do Tesouro americano e vice-premiê chinês discutirão comércio e economia nos dias 15 e 16 de março, em preparação para cúpula entre os dois líderes

Redação Jornal de Brasília

12/03/2026 14h08

Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

Os principais representantes econômicos dos Estados Unidos e da China devem se reunir em Paris nos próximos dias, anunciou o Departamento do Tesouro nesta quinta-feira (12), antes do encontro planejado para abril entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, se reunirá com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, na França, entre 15 e 16 de março, informou o departamento.

“Graças aos laços de respeito mútuo entre o presidente Trump e o presidente Xi, o diálogo comercial e econômico entre Estados Unidos e China está avançando”, disse Bessent em um comunicado.

Espera-se que o encontro entre Bessent e He abra caminho para a visita de Trump a Pequim, onde está prevista uma reunião com Xi.

As conversas provavelmente se concentrarão em concretizar as conquistas comerciais e econômicas que serão anunciadas na cúpula dos líderes, disse Wu Xinbo, professor da Universidade de Fudan, à AFP.

As relações econômicas entre as duas potências enfrentaram um ano turbulento desde o retorno de Trump à Casa Branca.

Washington e Pequim se envolveram em uma guerra tarifária em abril do ano passado, quando a China retaliou contra as tarifas de Trump sobre seus parceiros comerciais.

Isso elevou as tarifas sobre o comércio entre os dois países a três dígitos, forçando uma paralisação das transações comerciais até que ambos os lados chegassem a uma trégua.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado