Menu
Mundo

Estados Unidos e Austrália assinam acordo de defesa que reforça sua aliança

Arquivo Geral

05/09/2007 0h00

Os Estados Unidos vão oferecer à Austrália o acesso a tecnologias militares secretas, capsule segundo um acordo assinado hoje que facilitará também o desdobramento de equipes americanas no país para enfrentar possíveis catástrofes naturais na região.

“O acordo reduzirá as barreiras para a troca de bens, serviços e informação no setor de defesa entre Austrália e Estados Unidos”, revelou hoje a Casa Branca.

O pacto, anunciado hoje durante uma entrevista coletiva conjunta entre o primeiro-ministro australiano, John Howard, e o presidente americano, George W. Bush, permitirá também a troca de informações técnicas entre as indústrias de defesa dos dois países.

Howard disse que a iniciativa eliminará obstáculos burocráticos que a Austrália enfrenta hoje para adquirir material militar americano.

“Entraremos nesse mercado nas mesmas condições que as companhias do Reino Unido”, disse.

Bob Brown, líder do partido ecologista australiano, criticou hoje o acordo. Para ele, Howard deveria de ter se distanciado da campanha militar americana.

O presidente americano chegou na terça-feira a Sydney para participar da cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), esta semana, na cidade australiana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado