Menu
Mundo

Especialista diz não acreditar na saída dos EUA da Otan, ideia considerada por Trump

Para Rudzit, o mais provável é que Trump utilize outras estratégias para afetar o funcionamento da aliança

Redação Jornal de Brasília

26/12/2024 9h41

trump

Foto: Jim WATSON / AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que considera “totalmente” a possibilidade de deixar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se o seu país não obtiver um “acordo justo” e os demais aliados não “pagarem suas contas”.

Em entrevista à Rádio Eldorado, Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM, disse não acreditar na saída americana da aliança militar, mas ressaltou que Trump tem razão quanto aos custos, pois os membros da Otan não cumpriram até agora o compromisso de destinar no mínimo 2% do PIB de cada país para a Defesa. “Em 2025 todos prometem chegar nesse patamar”, afirmou.

Para Rudzit, o mais provável é que Trump utilize outras estratégias para afetar o funcionamento da aliança, como não indicar ou não enviar um embaixador e um comandante militar para a organização. “Na Otan, as medidas precisam ser aprovadas por unanimidade”, observou. Na avaliação do especialista, Trump poderá pressionar por um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, não pela diplomacia, mas “ameaçando os dois lados”.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado