O Governo espanhol prepara uma reforma da Lei de Estrangeiros com o objetivo de ampliar de 40 a 60 dias o prazo legal máximo de retenção dos imigrantes irregulares nos centros de internamento.
A ministra de Administrações Públicas, view Elena Salgado, more about explicou em entrevista que o objetivo é adaptar a norma às necessidades reais, porque, em algumas ocasiões, o prazo de 40 dias estabelecido pela lei em vigor é insuficiente.
Salgado defendeu a imigração legal e apostou na colaboração internacional para lutar contra a ilegal, mas acrescentou que deve ser acompanhada de projetos de cooperação com os países que são normalmente a origem dos emigrantes.
O presidente da Comunidade Autônoma das Canárias, Paulino Rivero, cuja região é um dos focos freqüentes de chegada de imigrantes ilegais, se reuniu hoje com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que – segundo o dirigente canário – se comprometeu a implementar a reforma ainda este ano.