Menu
Mundo

Escritório dos EUA em Cuba desliga tela eletrônica com mensagens políticas

Arquivo Geral

27/07/2009 0h00

O Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana desligou a tela eletrônica instalada em 2006 no quinto andar de seu edifício, viagra order de onde transmitia notícias e mensagens políticas e sobre direitos humanos, porque não era “eficaz”, confirmou hoje uma fonte oficial.

O painel luminoso deixou de funcionar há aproximadamente um mês, segundo disse à agência Efe uma fonte do escritório que não pôde precisar se trata-se de “problemas técnicos” temporários ou de uma decisão definitiva.

O escritório americano inaugurou as projeções em janeiro de 2006, durante um período de tensões entre Washington e Havana, que ficou conhecido na ilha como a “Guerra dos Cartazes”.

Em dezembro de 2004, o escritório instalou cartazes alusivos aos 75 dissidentes condenados na ilha na primavera de 2003 e as autoridades cubanas responderam com o levantamento de grandes cercas na frente de seu edifício, com imagens de torturas a presos iraquianos em prisões dos EUA.

Após a instalação do painel eletrônico, que chegou a transmitir mensagens enquanto o então presidente Fidel Castro fazia um discurso na Tribuna Anti-Imperialista, localizada em frente à sede do Escritório de Interesses, o Governo cubano decidiu construir o “Monte das Bandeiras”.

“Era evidente que os cubanos não podiam ler o painel por alguns obstáculos que foram colocados na sua frente. Consideramos que algumas das medidas que o presidente Barack Obama anunciou no dia 13 de abril para melhorar o fluxo de informação com os cubanos serão, em última instância, mais efetivas”, explicou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, em sua entrevista coletiva diária.

Obama ordenou o levantamento das restrições de viagens e envios de remessas a Cuba, uma iniciativa que inclui negociações de companhias americanas para buscar e iniciar serviços de telefonia e comunicações destinados a Cuba.

A obra, inaugurada em tempo recorde a poucos metros da entrada principal da sede diplomática americana, bloqueou a visão do painel eletrônico com mais de 100 bandeiras.

“Simplesmente sentimos que este duelo de painéis depreciativos não servia para promover uma relação mais produtiva” entre os países, afirmou o porta-voz.

Há semanas, as autoridades da ilha retiraram as cercas contra o Governo dos EUA do Malecón de Havana.

Cuba e EUA não mantêm relações diplomáticas desde 1961, mas os dois Governos têm “Escritórios de Interesses” em suas capitais desde 1977.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado