Menu
Mundo

Equador volta a decretar estado de exceção após ataque matar 5 em Guayaquil

“É importante que colhamos muita informação”, disse o ministro do Interior, Patricio Carrillo, em visita a Cristo del Consuelo

FolhaPress

15/08/2022 20h44

Foto: AFP

O governo do Equador voltou a decretar estado de exceção na cidade de Guayaquil, onde fica o principal porto do país, depois de um ataque com explosivos que matou cinco pessoas no fim de semana.

Uma das principais medidas do decreto é a suspensão da inviolabilidade de domicílio, permitindo que a polícia inspecione as casas dos moradores. Ele também torna proibidas as aglomerações na cidade e nas vizinhas Durán e Samborondóne, e dá às autoridades o poder de examinar itens enviados por correio.

“É importante que colhamos muita informação”, disse o ministro do Interior, Patricio Carrillo, em visita a Cristo del Consuelo, bairro popular onde aconteceu o incidente.

No domingo (14), duas pessoas a bordo de uma moto lançaram um pacote explosivo, que matou cinco pessoas -todas sem antecedentes criminais, segundo a polícia e feriu 17, duas das quais estão em estado grave. Além disso, as bombas destruíram paredes de casas próximas e danificaram quatro veículos e uma moto. O ministro disse que os artefatos eram caseiros.

O local amanheceu bloqueado por cordões de segurança e patrulhado por dezenas de agentes, que chegaram depois do decreto de estado de exceção. Segundo o ministro, Guayaquil, com 2,8 milhões de habitantes, é “a região com maior número de homicídios intencionais” do país, reunindo 32,5% dos casos.

Somente este ano, 861 pessoas foram assassinadas na cidade.

Carrillo afirmou que, desde a imposição do estado de exceção, 11 incursões foram feitas na cidade, com a detenção de cinco pessoas. Explosivos, armas e drogas também foram apreendidas, ele acrescentou, sem dar detalhes.

O ataque foi classificado como um ato terrorista pelas autoridades, que ofereceram US$ 10 mil para quem fornecer informações sobre ele -o caso está longe de ser o primeiro com explosivos no país; entre janeiro e agosto, a polícia reportou 145 casos do tipo, dos quais 72 ocorreram no distrito de Guayaquil.

Para Carolina Andrade, analista de segurança e ex-subsecretária de Inteligência, o estado de exceção é uma solução paliativa. O governo de Guillermo Lasso determinou em abril a mesma medida nas províncias de Guayas (cuja capital é Guayaquil), Esmeraldas e Manabí devido à ação do narcotráfico.

Segundo ela, o governo ainda não conseguiu lidar com o crime organizado de forma estrutural. “Quando não há acesso aos serviços do Estado, o narcotráfico se faz presente e toma seu lugar, por isso é importante preveni-lo.”

Billy Navarrete, diretor da Comissão Permanente para os Direitos Humanos, compartilha dessa opinião. Ele afirma que “as respostas aos últimos acontecimentos criminais no país têm sido bastante anacrônicas e se limitam a reforçar o controle policial e militar”.

Localizado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores mundiais de cocaína, o Equador já apreendeu mais de cem toneladas de droga no primeiro semestre de 2022.

Nos últimos anos, o país viu um incremento da presença de facções do crime organizado nacionais e estrangeiras, numa crise agravada com o acordo de paz entre o Estado colombiano e a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em 2016. Desde então, dissidentes que não aceitaram se desarmar buscaram refúgio em países da região.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado