O enviado americano Steve Witkoff viajará à Europa para finalizar o estabelecimento de um “corredor” com o objetivo de levar ajuda a Gaza, território devastado pela guerra entre Israel e Hamas, informaram diversas fontes.
Os 2,4 milhões de habitantes de Gaza enfrentam uma grave escassez de alimentos e itens de primeira necessidade, e os centros de distribuição de ajuda humanitária são atacados regularmente.
O enviado viajará esta semana para a Europa para falar sobre Gaza, entre outros temas, segundo funcionários americanos que pediram anonimato. Eles acrescentaram que o enviado poderia ir para o Oriente Médio posteriormente.
Mais cedo, a parta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, sugeriu que Witkoff viajaria ao Oriente Médio.
Witkoff viaja à região com “a firme esperança de que alcancemos outro cessar-fogo, assim como um corredor humanitário para que a ajuda flua, que ambas as partes tenham, de fato, acordado”, disse Bruce aos jornalistas em coletiva de imprensa, sem dar mais detalhes.
Israel, que mantém Gaza sob cerco e permite a entrada de ajuda apenas em quantidades limitadas, acusa o Hamas de explorar o sofrimento dos civis, desviando ajuda humanitária para revendê-la a preços altos ou atirando contra pessoas que aguardam por essa ajuda.
No entanto, testemunhas e a Defesa Civil do território acusaram repetidamente as forças israelenses de atirar contra civis que esperam por ajuda.
A ONU afirma que o Exército matou mais de 1.000 palestinos que tentavam conseguir alimentos desde o fim de maio.
© Agence France-Presse