O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, doctor George Mitchell, dosage começou hoje em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, uma nova viagem pela região, com o objetivo de impulsionar o processo de paz na região.
Segundo fontes oficiais dos Emirados, Mitchell se reuniu com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al-Nahyan.
Após uma breve passagem pelo emirado, o enviado americano se dirigirá à Síria para tentar dar um “empurrão” ao estagnado processo de paz árabe-israelense. Após visitar Damasco, fará escalas em Israel, Egito e Barein.
Esta é a segunda visita que Mitchell realiza à Síria desde que foi nomeado enviado especial para o Oriente Médio, após a chegada à Presidência dos Estados Unidos de Barack Obama.
Na semana passada, o assessor de Mitchell, Fred Hoff, esteve na Síria, onde se reuniu com o ministro de Assuntos Exteriores, Walid al-Moualem.
Os EUA retomaram recentemente o diálogo direto com a Síria após retirar, em 2005, à encarregada de sua delegação em Damasco, Margaret Scobey, em protesto contra o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri.