Menu
Mundo

Empresário que inspirou ‘Lobo de Wall Street’ vira guru de criptomoedas

Recém-convertido de seu ceticismo em relação às criptomoedas, o empresário agora é um investidor que controla várias start-ups

FolhaPress

25/04/2022 15h11

Foto: Getty Images

Conhecido como o empresário que inspirou o filme “O Lobo de Wall Street” por seus golpes no mercado de ações, o ex-corretor Jordan Belfort, de 59 anos, agora se tornou um consultor e coach de vendas, cobrando dezenas de milhares de dólares para sessões privadas de orientações financeiras sobre criptomoedas.

Segundo o jornal americano The New York Times, a nova fase de “guru das criptomoedas” na vida de Belfort é marcada por um encontro que ele teve este mês com entusiastas e empreendedores do blockchain para uma palestra de um final de semana inteiro sobre o assunto em sua casa em Miami Beach, nos Estados Unidos. A reunião teve uma promessa: oferecer aos convidados uma “experiência financeira íntima”.

Recém-convertido de seu ceticismo em relação às criptomoedas, o empresário agora é um investidor que controla várias start-ups, incluindo uma empresa que ele afirma que está “tentando pegar o ecossistema de cães e bichos de estimação e colocá-lo no mercado de blockchain”.

Há pouco tempo, no entanto, Belfort chegou a gravar vídeos no YouTube falando sobre os perigos do bitcoin, que ele chamou de “insanidade maldita” e “ilusão em massa”. Ao longo dos anos, porém, ele afirma que mudou de ideia gradualmente à medida que aprendeu mais sobre criptomoedas e os preços dispararam.

Quem foi Jordan Belfort

Na década de 1990, a empresa fundada por Belfort, a Stratton Oakmont, operava um sofisticado esquema de manipulação de ações. Ele usou o negócio para participar de um esquema que forçava seus investidores a colocar dinheiro em papéis com preços baixos e então vender suas próprias ações a um preço artificialmente inflado.

No auge de sua riqueza, ele e seus sócios consumiam drogas e empregavam prostitutas regularmente. O episódio fez o empresário cumprir 22 meses de prisão. Ele também foi casado duas vezes e é pai de dois filhos.

Após deixar a cadeia, Belfort ganhou destaque por seus livros ‘O Lobo de Wall Street’ e ‘A Caçada do Lobo de Wall Street’.

Nas obras, ele conta sua história no mercado financeiro, falando inclusive do período em que foi o homem por trás da Stratton Oakmont. Ele também é lembrado por suas palestras, tendo como lema a capacidade dele de “vender qualquer coisa para qualquer um, em enormes quantidades”.

Agora com a página virada em sua vida, o empresário diz que está “massivamente ansioso por regulamentação” na indústria de criptomoedas. “Não estou interessado em separar as pessoas de seu dinheiro”, afirmou ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado