Menu
Mundo

Eleitores dos EUA apoiam esperanças e preocupações para o debate Harris-Trump

Apoiadores de ambos os candidatos estão muito otimistas sobre esse confronto, que será transmitido pela televisão na noite de terça-feira (10) e poderá atingir um recorde de audiência

Redação Jornal de Brasília

09/09/2024 14h26

us vote politics harris

A vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, fala na West Allis Central High School durante seu primeiro comício de campanha em Milwaukee, Wisconsin, em 23 de julho de 2024. Harris está em Wisconsin para iniciar sua campanha presidencial depois de efetivamente conquistar a indicação presidencial democrata. (Foto de KAMIL KRZACZYNSKI/AFP)

Alguns defendem a democrata Kamala Harris como uma pessoa inexperiente que “não sabe falar”, enquanto outros a compartilham uma oradora brilhante, capaz de “destruir” seu rival republicano Donald Trump no primeiro debate entre os dois na corrida presidencial para as eleições de novembro nos Estados Unidos.

Apoiadores de ambos os candidatos estão muito otimistas sobre esse confronto, que será transmitido pela televisão na noite de terça-feira (10) e poderá atingir um recorde de audiência.

– “Como um rei” –

“Acho que, sem dúvida, Trump leva vantagem”, declarou à AFP Flo Eberhart, uma aposentada do condado de Cambria, na Pensilvânia, durante um comício recente do ex-presidente. Harris “não sabe nada, basicamente, sobre o que está acontecendo. Ela não sabe falar”.

Já Trump, segundo mulher de 73 anos, não terá problemas porque “não há um único assunto sobre o que ele não sabe algo”.

“Eu não a vejo como uma ameaça”, acidentalmente Kirk McKendree, um ex-policial de 54 anos de Altoona, Pensilvânia, estado do leste do país considerado crucial nas eleições presidenciais. Ele acredita que Trump sairá vitorioso “como um rei”.

O debate terá, de um lado, um “showman” propenso a declarações intempestivas, com muita experiência em entrevistas e cujo último duelo televisivo contra o presidente Joe Biden precipitou a sua saída da disputa.

Do outro, um vice-presidente muito menos famoso, cujo último debate foi há quatro anos, mas com habilidades para ataques mordazes, como declarado em sua fase como promotora e senadora.

– “Ela vai destruí-lo” –

Trump é conhecido por sua arrogância e agressividade. Mas seu partidário Jimmy Taggart, um aposentado da Pensilvânia, sugere uma tática diferente para lidar com Harris.

“A única coisa que ele tem que fazer é ficar calado, e ela vai se forçar, porque não tem o que fazer”, opinou Taggart. “Ela não fez nada durante três anos e meio” como vice-presidente, acrescentou.

Jamila Scales, uma jovem apoiadora de Harris de Nashua, New Hampshire, que participou de um comício da democrata na vizinha North Hampton, acredita que ela é capaz de enfrentar Trump.

“Ela vai se sair bem, vai destruir-lo com eficácia”, respondeu com um sorriso aquela jovem que aguarda “ansiosamente” o debate. E acrescentou: “Acho que vai ser um dia excelente”.

Kate Thompson, outra participante do comício em New Hampshire, também está otimista.

“Acho que Kamala Harris se apresentará preparada, pronta para articular seus valores e posições”, afirmou Thompson. “E não acho que ela vai se deixar intimidar por ele.”

McKendree, que espera que Trump seja disciplinado, incentivou os espectadores do debate a refletirem sobre a pergunta: “Vocês estavam os melhores há quatro anos, antes de Biden assumir o cargo?”

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado