O índice Dow Jones Industrial da Bolsa de Nova York fechou o primeiro pregão da semana com queda inferior a 0, page 01%, viagra sale até 11.842 pontos, mesmo patamar de sexta-feira, à espera do início, amanhã, de uma reunião de dois dias do Federal Reserve (Fed, banco central americano) sobre política monetária.
O S&P 500 fechou com leve alta de 0,01%, até 1.318 pontos, enquanto o NYSE subiu 0,14%, até 8.841 pontos.
Já o índice tecnológico Nasdaq caiu 0,85% e fechou a 2.385 pontos, após negociar 1,925 bilhão de ações, frente aos 1,086 bilhão do NYSE.
Perante a falta de novos dados macroeconômicos que ajudem a tomar posições, os investidores optaram hoje por esperar para conhecer detalhes da reunião de dois dias que será mantida pelo Fed sobre os próximos passos em matéria de política monetária nacional.
A crença mais comum é que o banco central americano não baixará a taxa de juros para evitar o aumento da inflação, mas qualquer comentário sobre o estado da economia poderia contribuir para revelar a intenção compradora ou vendedora dos investidores.
Durante todo o pregão, Wall Street se manteve com dificuldades em terreno positivo, apesar da mensagem de tranqüilidade que se desejou transmitir no domingo a partir de Jidá durante a reunião de urgência realizada entre os maiores produtores e consumidores de petróleo do mundo.
Embora não se tenha tomado qualquer decisão para aumentar a atual oferta como meio de frear a alta dos preços, tal como reivindicam os consumidores, o comunicado final da reunião admite que “a existência de uma capacidade de produção adicional em todos os períodos da indústria é vital para estabilizar o mercado”.
Além disso, Arábia Saudita, o maior produtor mundial de petróleo, se comprometeu a aumentar sua contribuição a 9,7 milhões de barris diários, o maior nível em 30 anos, e a elevá-la ainda mais se for preciso.
Além disso, confirmou que planeja elevar sua capacidade de produção a mais de 12 milhões barris diários no final de 2009, mas nenhum de seus compromissos convenceu os investidores de Wall Street, que seguiram comprando a commodity e fizeram com que os contratos fechassem hoje em alta de 1%.
No mercado secundário da dívida, as obrigações a dez anos também não registraram mudanças e a rentabilidade se manteve em 4,17%, como no fechamento de semana passada.
Os papéis do Citigroup caíram 0,75%, após ser divulgado que o maior banco dos Estados Unidos planeja cortar em 10% sua divisão de investimentos bancários, o que afetará cerca de 6.500 postos de trabalho.
Por setores, o mais favorecido hoje foi o petrolífero, já que as empresas de produtos e serviços dessa matéria-prima avançaram em conjunto 4,6% e as de prospecção e produção, 4%.
Os que fecharam com as maiores baixas foram o hipotecário, que caiu 7%, o aéreo (6,3%) e o automobilístico (5,6%).