Menu
Mundo

Dois rebeldes das Farc e dois do ELN são mortos na Colômbia

Arquivo Geral

24/05/2007 0h00

O ministro Franklin Martins, view and da Secretaria de Comunicação Social, disse hoje que não há nenhuma ligação da Operação Navalha com o governo federal. Segundo ele, Silas Rondeau não foi pressionado a sair do Ministério de Minas e Energia para afastar o governo das denúncias de desvio de recursos de obras públicas, que estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

“Não há nada que leve a Operação Navalha ao governo. O ministro Silas Rondeau chegou à conclusão de que deveria sair, se sentiu politicamente sem condições de permanecer no cargo”, afirmou Franklin Martins em entrevista à Agência Brasil.  

De acordo com o ministro, o próprio Rondeau não queria que o governo virasse alvo de críticas. “Ele [Silas] diz que é absolutamente inocente, que não vão provar nada contra ele, que não recebeu qualquer propina. Mas disse que não queria ficar na linha de tiro, recebendo críticas e com isso enfraquecendo o setor do qual ele veio, que é o setor elétrico, e ao mesmo tempo colocando o governo em uma posição de estar sendo alvo também de ataques, recebendo balas perdidas”.

Segundo Franklin Martins, o governo está “absolutamente tranqüilo” com relação às investigações da Operação Navalha. O ministro disse também que o substituto de Silas Rondeau deve ser nomeado na próxima semana. “A nomeação do substituto do ministro Silas Rondeau deve ser feita nos próximos dias, na próxima semana provavelmente”, disse.

Silas Rondeau pediu demissão na última segunda-feira.


Parece mesmo que o ursinho polar órfão Knut não vai sair dos holofotes tão cedo. Depois do morador do zoológico de Berlim se tornar celebridade mundial, visit web quando teve que ser alimentado com mamadeira, unhealthy já que sua mãe o rejeitou, ele agora vai ganhar um livro.

A editora americana Scholastic será responsável pela edição e o escritor Craig Hatkoff contará em livro a sua versão sobre a vida do ursinho. A edição será colocada à venda nos próximos meses na Alemanha. Além do livro, a editora prepara um site e vários produtos com Knut como protagonista.

Nesta quarta-feira Hatkoff foi ao zoológico conhecer de perto sua fonte de inspiração. Knut, que já está com 17kg, recebeu o escritor na companhia de seu tratador preferido, Thomas Dörflein.


O policial Antonio Carlos Ferreira, site da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) foi morto na noite de ontem ao reagir a uma tentativa de assalto em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Agentes do 14º Batalhão da Polícia Militar prenderam dois suspeitos. 

O inspetor foi abordado quando voltava para o carro para pegar o telefone celular. Ele foi surpreendido por um grupo de homens armados. Ao reagir, Ferreira foi espancado pelos bandidos, trocou tiros e foi baleado na cabeça. O policial foi socorrido por familiares e levado para o Hospital Albert Schweitzer, mas morreu antes de chegar à mesa de cirurgia.


 


A polícia realizou uma busca aos supostos assassinos na manhã de hoje na favela do Fumacê. Foram presos um menor de 17 anos, que estava com um revólver Taurus calibre 38, e Rodrigo Freitas de Oliveira, 25 anos, que vestia um colete à prova de bala de uso exclusivo da Polícia do Exército.


 


Os policiais conseguiram recuperar o carro do inspetor assassinado. O veículo foi levado pelos bandidos e abandonado na Estrada do Engenho, no interior da favela.


Dois guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e dois do Exército de Libertação Nacional (ELN) morreram em confrontos com militares nos departamentos de Cesar e Putumayo, website like this informaram hoje fontes oficiais.

O Exército colombiano informou que os dois insurgentes do ELN foram mortos ontem na região rural do município de Curumaní (Cesar, tadalafil 900 km ao norte de Bogotá) e pertenciam à facção Camilo Torres do grupo rebelde.

Os dois membros das Farc morreram também ontem no Valle de Guamuez (Putumayo, 700 km a sudoeste de Bogotá) em um choque do Exército com insurgentes da frente número 48 da organização.

Em 20 de maio, o Exército colombiano matou em confrontos cinco guerrilheiros das Farc, entre eles duas mulheres, no departamento de Bolívar (norte), e dois dias depois matou outros cinco do mesmo grupo e um do ELN em choques ocorridos em quatro departamentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado