Dois agentes da Polícia Nacional da Colômbia morreram nesta terça-feira (25) quando desativavam uma bomba nos arredores de um centro de atendimento à comunidade no sul de Bogotá, informaram as autoridades locais.
Outro policial ficou ferido na explosão da bomba, disse à imprensa o general Francisco Patiño, comandante da Polícia Metropolitana da capital colombiana.
O oficial explicou que a bomba foi deixada em uma lixeira nos arredores de um centro da Secretaria de Integração Social da Prefeitura de Bogotá.
A bomba foi ativada, aparentemente, “por radiofrequência quando os policiais estavam realizando o procedimento” de desativação, acrescentou Patiño. De acordo com ele, um lixeiro alertou a polícia sobre a bomba, que compareceu ao local com a prefeita interina de Bogotá, Clara López.
Segundo declarações da prefeita na imprensa, os responsáveis, que ainda não foram identificados, “queriam atingir a Polícia e perturbar as eleições”.
O país realizará no próximo domingo eleições para escolher prefeitos e vereadores de 1.102 municípios, e governadores e deputados (legisladores regionais) em 32 departamentos, assim como vereadores nos grandes centros urbanos.
Em um relatório divulgado na segunda-feira, a Missão de Observação Eleitoral (MOE) informou que, até agora, 41 candidatos foram assassinados.