Menu
Mundo

Dois homens queimam Alcorão em protesto autorizado em frente ao Parlamento

Os manifestantes disseram à imprensa que querem que o livro sagrado muçulmano seja proibido na Suécia

Redação Jornal de Brasília

31/07/2023 12h30

Foto: Reprodução/Google

Dois homens queimaram um exemplar do Alcorão nesta segunda-feira (31), durante uma manifestação autorizada pela polícia sueca em frente ao Parlamento de Estocolmo, aguardando um jornalista da AFP.

Salwan Momika e Salwan Najem pisotearam uma cópia do livro sagrado muçulmano antes de atear fogo ao exemplar, como já havia feito no final de junho.

O protesto foi autorizado pela polícia sueca nesta segunda-feira, mas a força de segurança afirmou que as licenças concedidas se referem apenas à organização das manifestações, e não ao que acontece nelas.

Os manifestantes disseram à imprensa que querem que o livro sagrado muçulmano seja proibido na Suécia. E, no pedido de autorização para o protesto, os organizadores declararam a intenção de queimar um exemplar do Alcorão.

O ato acontece em um momento de disputas das relações da Suécia com vários países do Oriente Médio, após vários episódios em que o Alcorão foi profanado.

A Arábia Saudita e o Iraque convocaram uma reunião extraordinária, marcada para esta segunda-feira, da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) para tratar do desrespeito ao Alcorão na Suécia e na Dinamarca.

No final de junho, Momoka, 37 anos, um iraquiano refugiado que vive na Suécia, ateou fogo a algumas páginas do Alcorão em frente à principal mesquita de Estocolmo, no primeiro dia do feriado muçulmano Eid al-Adha. Um mês depois, ele pisou no livro religioso diante da embaixada iraquiana.

Os dois incidentes provocaram indignação e críticas. Na semana passada, a Suécia ordenou que 15 autoridades governamentais reforçassem as equipes antiterroristas.

No domingo, a vizinha Dinamarca afirmou que exploraria meios legais para conter os protestos envolvendo a queima de textos sagrados, evocando preocupações de segurança.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que um processo semelhante já está em andamento no país.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado