Menu
Mundo

Dois guardas civis morrem em explosão na Espanha

Arquivo Geral

30/07/2009 0h00

Dois agentes da Guarda Civil espanhola morreram hoje por causa da explosão de um carro registrada junto a um quartel em Palmanova, salve na ilha de Mallorca, informaram à Agência Efe fontes antiterroristas.

A explosão, que aconteceu pouco antes das 14h (9h de Brasília) nas imediações de um quartel da Guarda Civil no município de Calvía, deixou vários feridos.

Segundo as primeiras investigações, a explosão foi causada por uma bomba colocada embaixo de um carro patrulha e as vítimas fatais são os agentes que estavam dentro do veículo.

As forças de segurança isolaram todo o perímetro do lugar onde ocorreu a explosão.

Uma bomba colocada embaixo do carro foi o método utilizado no último atentado fatal atribuído à organização terrorista ETA, no qual o grupo assassinou o inspetor de Polícia Eduardo Puelles, em Arrigorriaba (Vizcaya), no País Basco, em 19 de junho.

A explosão de hoje é o segundo atentado terrorista em pouco mais de 24 horas, depois da detonação de uma caminhonete-bomba contra o quartel-residência da Guarda Civil em Burgos, atribuída à ETA, que deixou ontem mais de 60 feridos e grandes prejuízos materiais.

As forças de segurança espanholas estavam há uma semana em alerta máximo diante da possibilidade de que ETA cometesse um atentado.

O grupo terrorista roubou na França três caminhonetes, uma das quais podia ser a utilizada no atentado contra o quartel de Burgos.

Os quartéis e residências dos agentes da Guarda Civil espanhola foram um dos principais alvos da ETA, contra os quais cometeu 89 atentados, nos quais 33 pessoas morreram e mais de 290 ficaram feridas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado