Menu
Mundo

Dois atentados deixam 55 mortos e 140 feridos em Bagdá

Arquivo Geral

01/02/2008 0h00

Dois atentados quase simultâneos contra mercados de animais em Bagdá deixaram hoje 55 mortos e 140 feridos, clinic no dia mais sangrento na capital iraquiana desde abril do ano passado, segundo fontes do Ministério do Interior iraquiano.

A polícia confirmou que pelo menos um dos atentados foi cometido por uma mulher suicida com um cinto explosivo, mas algumas fontes afirmam que o segundo também foi executado da mesma forma, por outra mulher.

Em uma feira popular de animais, uma mulher acionou sua carga de explosivos e matou 35 pessoas, no momento em que o mercado estava cheio de gente, que, como em todas as sextas-feiras, vai trocar seus animais. A explosão também feriu 75 pessoas que estavam no mercado, e várias delas se encontram em estado grave, acrescentaram as fontes.

Primeiro acreditava-se que o atentado tinha sido cometido com uma bomba escondida no mercado, mas depois foi confirmada a existência de uma terrorista suicida, devido à cabeça de uma mulher que foi encontrada entre os corpos.

O segundo atentado, que teria sido coordenado com o primeiro, também teve como alvo outra feira de animais, neste caso no bairro xiita de Baghdad Al-Jadida, e deixou 20 mortos e 65 feridos, segundo fontes policiais.

A Polícia afirma que a explosão foi causada por uma bomba escondida em uma caixa de pombos que estava em uma caminhonete de transporte coletivo, mas a agência “Aswat Al Iraq” afirma que foi obra de outra mulher suicida, também com um cinto de explosivos.

Em um primeiro momento, informou-se que o possível alvo deste atentado era uma patrulha militar americana que passava na área, mas depois essa teoria foi descartada.

O mesmo mercado – onde são vendidos especialmente pombos e outros pássaros – foi alvo de vários atentados, o último deles em janeiro do ano passado, que deixou 15 mortos e 56 feridos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado