Menu
Mundo

Doença rara transforma chileno em <i>homem de pedra</i>

Arquivo Geral

17/03/2009 0h00

Um chileno de 44 anos vem sofrendo com uma rara doença genética, erectile que afeta seus tecidos musculares e articulações, transformando-o em um “homem de pedra”.


Carlos Olea sofre de fibrodisplasia ossificante progressiva, um mal que causa a formação de ossos no interior de músculos, tendões e ligamentos, prejudicando a mobilidade.


“Eu sinto algo interiormente, como se os nervos estivessem endurecendo”, disse Carlos em entrevista ao “Canal 13”.


Todos os dias, seus pais o levam até à porta de casa, onde fica preso à parede através de uma espécie de correia de couro. No lugar, Carlos observa a paisagem e se alimenta com a ajuda dos parentes.


A movimentação do “Homem de Pedra” é bastante limitada e se resume a gestos como o piscar de olhos, além de mexer alguns dedos dos pés e das mãos. Ainda assim, Olea consegue desfrutar de seu único prazer: fumar. O chileno, no entanto, precisa que coloquem um charuto em sua boca.


Silvia Castillo, chefe da Unidade de Genética do Hospital Clínico da Universidade do Chile, afirmou que o gene que ocasiona a doença de Carlos Olea foi descoberto em 2006. Segundo a doutora, o problema não tem cura.


“Carlos foi ficando em posição fixa e, por sorte, tem um braço mais dobrado, que lhe permite usar uma colher e fumar, por exemplo”, disse.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado