Menu
Mundo

Dirigente do BCE ressalta comprometimento com mandato de inflação e cita alta incerteza

Sobre a economia irlandesa, Makhlouf mencionou que ela demonstrou “resiliência notável” nos últimos anos e entra no que classificou como “período turbulento”

Redação Jornal de Brasília

11/02/2026 11h40

Foto: Daniel Roland/AFP

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco da Irlanda, Gabriel Makhlouf, afirmou, , em texto divulgado na noite da terça-feira, 10, que o BC da zona do euro continua “firmemente focado” em cumprir o mandato de estabilidade de preços para a região, o que reflete na abordagem da política monetária.

“Em um mundo cada vez mais incerto, isto significa continuar a responder à evolução das perspectivas de inflação, tendo também em conta os riscos e incertezas inerentes, inclusive através da utilização adequada de análises de cenários e de sensibilidade”, defendeu ele.

Sobre a economia irlandesa, Makhlouf mencionou que ela demonstrou “resiliência notável” nos últimos anos e entra no que classificou como “período turbulento” em uma posição sólida.

Para ele, isso inclui demonstrar resiliência diante de uma incerteza política, volatilidade acentuada e maior fragmentação geo-econômica no ano passado, em parte devido ao desempenho mais robusto do que o esperado da economia global e dos mercados financeiros.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado