O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Basbaum, realizou uma série de visitas institucionais na China ao longo desta semana, acompanhado do diretor de Administração e Finanças, Rodrigo Faria. O objetivo foi buscar parcerias estratégicas na área de comunicação entre os dois países.
Em Xangai, Basbaum foi recebido pela presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (19). Posteriormente, a delegação visitou o China Media Group, o maior conglomerado de mídia do país, com o qual a EBC já mantém acordo de cooperação. Durante o encontro, foi selada a ampliação da parceria com a criação de um formato televisivo conjunto chamado Panorama China.
Ainda em Xangai, Basbaum se reuniu com a ministra da Administração Nacional de Rádio e Televisão da China, Cao Shumin, para debater formas de cooperação no desenvolvimento da tecnologia da TV 3.0, que começa a funcionar este ano no Brasil. A agenda incluiu também uma visita à sede da agência de notícias Xinhua, onde foram recebidos pelo presidente da agência, Fu Hua, secretário do Partido Comunista Chinês. Fu expressou disposição para trabalhar com a EBC no fortalecimento do compartilhamento de informações e recursos sobre intercâmbios de alto nível, projetos de cooperação e eventos culturais entre China e Brasil.
Em Pequim, a delegação visitou empresas de mídias sociais, como a sede mundial do Kwai, plataforma com mais de 700 milhões de usuários ativos mensais, sendo 60 milhões no Brasil. Basbaum destacou o interesse em construir uma parceria para o São João deste ano. Outra visita foi à gigante iQIYI, plataforma de produção e distribuição de conteúdo audiovisual chinês, e à CBIC – China Broadcasting International Economic and Technical Cooperation.
O presidente da EBC ainda ministrou uma palestra na Universidade de Pequim, a mais antiga do país, fundada em 1898, onde falou sobre comunicação e o Brasil para alunos da instituição.
Com informações da Agência Brasil