Menu
Mundo

Diretor paraguaio de Itaipu responde a denúncias de mau uso do cargo

Arquivo Geral

07/05/2009 0h00


Assunção, pharm 7 mai (EFE).- O diretor paraguaio da hidroelétrica de Itaipu, viagra Carlos Mateo Balmelli, foi interpelado hoje pela Câmara dos Deputados do país por suposto mau desempenho das funções.

Balmelli, próximo do chefe de Estado, Fernando Lugo, respondeu a um questionário durante comparecimento de quatro horas na sessão da Câmara Baixa visivelmente emocionado.

“Quando foram levantadas as denúncias, vim para esclarecer todas as suspeitas. Eu tenho honra e dignidade, tenho filhos e família, não vou deixar Itaipu com dinheiro roubado para investir em outro lado”, expressou o diretor, militante do governista Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), base política de Lugo no Congresso.

Os legisladores consultaram Balmelli sobre o aluguel de um pequeno avião para as atividades oficiais, ao que o diretor da hidroelétrica respondeu que “é mais conveniente seguir alugando a aeronave do que consertar o avião que Itaipu possui”.

“Não é um dano patrimonial, pelo contrário, é uma economia à entidade”, assegurou.

Quanto à suposta contratação irregular de 187 empregados, disse que os mesmos foram “incorporados graças a um sistema de seleção realizado através de um concurso de méritos”, e não através de recomendações ou acordos políticos.

Ele assegurou também que “tudo foi feito de acordo com normas, contratos, contas e ordens de compra que estão à vista”.

Sobre as respostas do diretor, o deputado do opositor e minoritário Partido Pátria Querida, Sebastián Acha, afirmou que “não respondeu a algumas perguntas específicas”.

A Câmara dos Deputados tem agora um prazo de 20 dias para emitir uma sentença na qual aprovará ou rejeitará as explicações do diretor, explicaram fontes do Legislativo. EFE

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado