Menu
Mundo

Deslizamento de terra deixa cerca de 30 mortos nos Camarões

Durante a época das chuvas, estes deslizamentos de terra são frequentes em Yaoundé, uma cidade com cerca de três milhões de habitantes

Redação Jornal de Brasília

09/10/2023 9h21

Pelo menos 27 pessoas morreram após um deslizamento de terra, devido às chuvas torrenciais nos arredores de Yaoundé, capital dos Camarões, informaram as autoridades nesta segunda-feira (9).

Durante a época das chuvas, estes deslizamentos de terra são frequentes em Yaoundé, uma cidade com cerca de três milhões de habitantes rodeada por colinas e coberta por habitações precárias.

O deslizamento ocorreu na noite de domingo em Mbankolo, periferia noroeste da capital, e foi provocado pela ruptura de uma barragem que retinha as águas de um lago artificial situado em uma zona mais elevada, segundo a televisão pública CRTV.

“Ontem (domingo) removemos 15 mortos e esta manhã removemos oito. Continuamos as buscas”, disse David Petatoa Poufong, segundo comandante do Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira.

Minutos depois, o ministro da Administração Territorial, Paul Atanga Nji, informou um novo número de mortos de 27.

“Houve um deslizamento de terra após fortes chuvas. A água destruiu tudo em seu caminho”, disse Daouda Ousmanou, subprefeito da área onde Mbankolo está localizado.

Segundo a CRTV, as chuvas torrenciais provocaram o “rompimento da barragem” no bairro, e isso “desencadeou um deslizamento de terra”. Cerca de 30 casas foram destruídas.

Em 27 de novembro de 2022, pelo menos 15 pessoas morreram no bairro de Damas, a sul de Mbankolo, depois de fortes chuvas terem causado o colapso de um lado da colina.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado