A deputada Gabrielle Giffords, baleada na cabeça após um tiroteio durante um ato público, responde de forma positiva após uma cirurgia no olho, de acordo com o último boletim médico.
Gabrielle foi submetida a uma operação no sábado devido a uma fratura na órbita do olho direito, informou em entrevista coletiva nesta segunda-feira a equipe médica que a atende no Hospital da Universidade do Arizona.
A congressista foi vítima de um atentado em 8 de janeiro em Tucson, no Arizona, no qual morreram seis pessoas e outras 14 ficaram feridas, quando participava de um ato público em um supermercado.
O chefe do setor de neurocirurgia do Centro Médico Universitário, Michael Lemole, assinalou que o estado de saúde de Gabrielle continua progredindo, apesar da gravidade do ferimento causado pela bala, que atravessou o lado esquerdo do seu cérebro.
A cirurgia era necessária, explicou, porque alguns fragmentos de ossos estavam empurrando o olho para baixo. A intervenção não pôde ser realizada antes por causa do estado crítico de saúde da deputada.
O próximo passo em sua recuperação é liberar Gabrielle para ir para casa, disse Lemole, indicando que isso “pode ser questão de dias ou semanas”.
Os médicos ainda não têm indícios de que a congressista tenha tentado falar, segundo assinalou o doutor Randy Friese, um dos cirurgiões que praticou uma traqueostomia em Gabrielle durante o fim de semana, depois que o tubo de respiração foi retirado.
No entanto, “todos estamos muito otimistas”, disse Friese, indicando que o marido da congressista, o astronauta Mark Kelly, assegurou que em uma de suas visitas distinguiu um gesto que poderia ser um sorriso.
A congressista vem se recuperando com maior rapidez do que se esperava.
O tiroteio foi obra de Jared Loughner, de 22 anos, que permanece preso sem possibilidade de fiança à espera do julgamento.