A segunda depressão tropical da temporada de furacões no Atlântico, que se formou hoje ao sudoeste de Cabo Verde, pode se transformar nas próximas 48 horas na tempestade “Ana”, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.
O NHC indicou, em seu boletim das 12h de Brasília de hoje, que a depressão tropical se movimenta para o oeste com uma velocidade de translação de cerca de 20 km/h e pode se transformar em uma tempestade nas próximas 48 horas.
O centro da depressão se encontra perto da latitude 14,6 graus norte e da longitude 29,6 graus oeste, cerca de 560 quilômetros ao sudoeste das ilhas de Cabo Verde.
A depressão apresenta ventos máximos sustentados de 45 km/h, com rajadas mais fortes, e se espera seu “lento fortalecimento nas próximas 24 horas”, segundo os meteorologistas do NHC, com sede em Miami.
Uma depressão se transforma em tempestade tropical quando seus ventos máximos sustentados chegam a 63 km/h.
A temporada de furacões no Atlântico começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) dos EUA anunciou, em 6 de agosto, que se prevê a formação de entre sete e 11 tempestades tropicais, das quais de três a seis poderiam se tornar furacões, um ou dois deles de grande intensidade (categoria 3, 4 ou 5) na escala de Saffir-Simpson.